Tempo de Leitura: 2 minutos

O assédio é uma forma de violência que pode ocorrer de diferentes maneiras, todas com impactos profundos na saúde emocional. Embora muitas vezes pensemos em assédio como algo físico ou verbal, ele pode ser muito mais sutil. Identificar os diferentes tipos de assédio é o primeiro passo para buscar ajuda e proteção.

Assédio Moral

No ambiente de trabalho ou até mesmo nas relações pessoais, o assédio moral acontece quando uma pessoa é exposta a situações humilhantes, repetitivas e prolongadas. É como se você estivesse constantemente jogando um jogo onde as regras mudam para prejudicar você, afetando sua autoestima e seu desempenho. A vítima começa a duvidar de si mesma e a desenvolver sintomas de ansiedade, depressão e até doenças físicas.

Assédio Sexual

O assédio sexual envolve comportamentos indesejados de caráter sexual, como toques inadequados, comentários inapropriados ou até chantagens. Pode acontecer em qualquer lugar: no trabalho, na escola ou em ambientes sociais. É importante lembrar que o consentimento e o respeito são essenciais em qualquer interação. Quando esses limites são ultrapassados, o impacto na saúde mental pode ser devastador.

Assédio Psicológico

Este tipo de assédio pode ser comparado a uma maratona mental em que você é constantemente manipulado, intimidado ou controlado. O agressor, muitas vezes, distorce a realidade da vítima, fazendo-a duvidar de suas percepções e levando-a a um estado de constante confusão e fragilidade emocional.

Assédio Virtual (Cyberbullying)

Com a crescente presença digital, o assédio online, ou cyberbullying, tornou-se uma realidade. Mensagens ofensivas, ameaças e até a disseminação de informações falsas podem ocorrer nas redes sociais ou via e-mails. A sensação de insegurança e o medo que isso causa podem afetar a capacidade da pessoa de se concentrar, dormir e manter interações sociais saudáveis.
Se você está enfrentando qualquer tipo de assédio, procure ajuda. Não espere mais para cuidar da sua saúde mental. Para obter orientações e ajuda você pode entrar em contato com alguns dos serviços a seguir, a depender da situação:

  • Disque 100 – Violação dos Direitos Humanos
  • Disque 190 – Central da Polícia Militar
  • (11) 3230-5156 – Denúncia assédio moral da Prefeitura de São Paulo
  • (11) 3334-7125 – Atendimento, orientação e denúncias de assédio sexual da Ouvidoria Geral da Prefeitura de São Paulo