Objetivos em Psicoterapia

3 Corpo
Tempo de Leitura: 5 minutos

Que caminho devo tomar?

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre Alice no País das Maravilhas, que é a história de uma menina que caiu em um buraco de coelho e vai parar em um mundo totalmente diferente, com ela tendo como principal objetivo sair de onde está e voltar para casa. Em uma fatídica fala com o Gato de Cheshire, Alice pergunta sobre qual o caminho ela deveria tomar para ir embora dali, não se importando muito aonde ela chegue, com um gato respondendo que não importa o caminho que ele indicar, porque se ela quer simplesmente sair dali qualquer caminho serve. Na psicoterapia passamos por algo parecido quando uma pessoa chega para iniciar os atendimentos psicológicos, normalmente querendo sair do sofrimento, porém, pouco se importando para qual direção vai. Isso é extremamente perigoso e por isso convido vocês a refletir um pouco sobre a importância do objetivo dentro da psicoterapia, que é um complemento dos textos sobre como escolher psicoterapeutas e como funciona a psicoterapia.

3 Corpo
3 Corpo

Para quê criar objetivos?

Um dos motivos da psicoterapia ter um objetivo é para não deixar a sessão à deriva. Talvez você já tenha ouvido um relato de pessoas que foram na psicoterapia e contaram que ficaram apenas falando sem ter uma direção, ou mesmo você que está lendo esse texto tenha chegado com uma demanda na psicoterapia e com o passar do tempo ela se resolveu de alguma forma e você pode ter tomado dois caminhos: abandonou a psicoterapia por ela não fazer mais sentido (onde a pessoa normalmente fala que se deu alta do atendimento) ou continuou na psicoterapia por algum receio de que ainda tinha algo a ser trabalhado.

E isso acaba sendo incômodo e independentemente da decisão tomada, de abandonar a psicoterapia ou continuar sem um objetivo claro. Trazer objetivos dentro da psicoterapia traz previsibilidade, além de ser um respeito com as coisas que você queira trabalhar. Imagina só você chegando para uma pessoa psicoterapeuta e você fala sobre não ter tempo de lazer, entretanto, a pessoa terapeuta começa a focar apenas na questão de como trabalhar mais para juntar dinheiro e pensar no futuro. Foi essa demanda que a pessoa desse exemplo trouxe? Não! A demanda foi tempo de lazer e quando trabalhamos com objetivos, o controle dos temas está compartilhado com a pessoa psicoterapeuta e fica mais visível quando o tema está sendo desviado para outro assunto que não é de importância para a pessoa atendida.

Quando fica claro o que está sendo trabalhado e está sendo focado nos assuntos relevantes, isso traz um conforto para a pessoa que está sendo atendido e fica mais fácil trabalhar e identificar o que está sentindo dentro das demandas que foram trazidas em psicoterapia, além de conseguir medir com o passar do tempo se a psicoterapia está fazendo ou não fazendo efeito, dentro do que é esperado por ambas as partes e dentro do tempo que a pessoa atendida tinha de expectativa, junto com a avaliação da pessoa terapeuta para ver o prognóstico do caso e trabalhar de maneira mais assertiva dentro da psicoterapia.

Percebe o quanto isso ajuda a trazer tranquilidade para um investimento de tempo e dinheiro que você está fazendo? Por isso, a psicoterapia precisa ter objetivos.

Quais objetivos estabelecer?

Podemos separar os tipos de objetivos que a gente pode estabelecer dentro de uma sessão de psicoterapia, como a importância do objetivo, o desafio que ele tem para ser alcançado, descrever com clareza o que quer alcançar algo invés do que não quer, trabalhar algo que gere aprendizado para ser usado em outros contextos ao invés de algo para um momento específico, precisa ser específico para pensar no passo a passo do que precisa ser feito e a gente não entrar em confusão com outras questões, e precisamos considerar a questão do tempo que vamos precisar para alcançar determinado objetivo.

Não precisamos ficar presos a um objetivo dentro da psicoterapia, entretanto, nós só conseguimos trabalhar um objetivo por vez, o que pode gerar mudanças sistêmicas na vida da pessoa e outras áreas também serem melhoradas. Sei que quem chega para fazer psicoterapia está passando por várias coisas e às vezes tem pressa, ou limite financeiro e de tempo para lidar com determinadas questões, por isso psicoterapia é um processo e os objetivos ajudam a lidar com o que está acontecendo com maior precisão para não causar frustrações.

Pensando objetivos de maneira prática

Pensando novamente na Alice, ela pode estabelecer como objetivo voltar para a sua casa, sabendo que será difícil e precisará de ajuda para lidar com o que está acontecendo ao invés de apenas querer sair de onde está sem se preocupar onde vai parar. Aprendendo a lidar com o que está acontecendo em sua jornada, ela pode colher informações e atuar de maneira direta para criar uma estratégia e executá-la, sabendo que isso pode levar alguns dias e necessita de algumas etapas antes que o seu objetivo final seja alcançado, de voltar para a sua casa.

Agora que você sabe a importância de estabelecer objetivos convido você para ler o texto sobre a importância de fazer psicoterapia e espero que vocês consigam trabalhar com pessoas que tenham o foco em objetivo para você não desperdiçar tempo e dinheiro com trabalhos que são improdutivos.