Tempo de Leitura: 5 minutos

“Vou começar na segunda-feira…”

Uma das coisas que mais me deixa curioso é quando as pessoas falam que vão começar uma atividade em uma data específica,, quando tudo se alinhar elas irão começar, ou quando começar vai fazer toda uma organização para que aquilo seja feito de maneira contínua.

Quem nunca ouviu a história que uma pessoa iria começar o regime na segunda-feira, que iria começar a atividade física no começo do mês ou que mudaria algo em sua rotina no início do novo ano?

Mas afinal, existe um momento específico para começar a fazer uma atividade? Vamos conversar sobre alguns fatores que podem interferir na execução de algumas atividades.

Foto de Pixabay
Foto de Pixabay

Esperar que tudo esteja perfeito para começar

Quando falamos em metas de final de ano, aquelas que a gente faz em algum momento por influência das pessoas à nossa volta ou por um desejo pessoal de mudança, normalmente são desejos que tem uma raiz de algo que está incomodando no presente, como, por exemplo, fazer atividade física para ter uma disposição diferente ou mesmo uma estética, ou diminuir determinada carga de trabalho para dedicar mais tempo para hobbies.

Existe uma vontade de mudança da rotina ou de alcançar objetivos, então por que escolhemos datas específicas para começar?

Um dos problemas em estabelecer esse tipo de meta é a falta de organização para fazer. Normalmente queremos que as coisas estejam arrumadas para a gente conseguir fazer, o que nunca acontece. É mais ou menos como uma pessoa ter medo de dirigir e querer perder o medo de dirigir para poder dirigir. Até a frase soa um pouco estranha de tão absurda que ela é.

Por que demoramos para fazer mudança?

Quando a gente fala de mudanças significativas na nossa vida isso vai envolver afetar outras áreas que muitas vezes a gente não previa.

Vamos supor que uma pessoa comece o ano fazendo exercício e cuidando melhor da alimentação. Isso pode gerar determinada atitude dos familiares e de amizades, pode gerar comentários sobre a comida que essa pessoa está comendo ou deixando de comer e ainda pode fazer essa pessoa conhecer novas pessoas que tenham estilo de vida parecido com que ela quer ter.

Normalmente quando se fala de mudança as pessoas pensam que tudo será um mar de rosas, com tudo sendo lindo e maravilhoso, quando na verdade isso vai envolver outros tipos de atritos, algo que não é necessariamente ruim. Como começar a fazer atividade física vai fazer com que a pessoa passe menos tempo assistindo séries, ao mesmo tempo que vai conhecer pessoas novas para conversar e passar o tempo.

Pessoas que colocam limites na sua carga horária de trabalho para ter uma qualidade de vida melhor talvez não alcance um determinado cargo no momento que espera. Então fazer mudanças gera sacrifício de alguma coisa.

Lidando com ambivalência

Ambivalência é o fato de querer duas coisas que são antagônicas ao mesmo tempo. Tal como amar e odiar uma pessoa ou fazer algo por prazer ao mesmo tempo que quer fazer algo que precisa fazer por obrigação.

Não é incomum pessoas se encontrarem nessa situação e ficarem paralisadas sem saber para onde ir, o que gera insegurança e incertezas sobre o estado atual e o estado desejado que ela quer alcançar.

Frases comuns como “tenho medo de não estar fazendo a decisão certa” ou “se eu fizer tal coisa, outras pessoas podem ser afetadas” pode ser um sinal sobre essa geração de ambivalência que pode estagnar uma pessoa.

Lidar com a ambivalência é um tema de psicoterapia, com a criação de objetivos claros para executar uma tarefa. Isto também tem a ver com valores pessoais e crenças que temos em relação ao mundo, então não tenho um simples manual de como lidar com ambivalência, podendo apenas orientar fazer psicoterapia e olhar para as coisas que movem você e tornaria sua vida uma vida mais valorosa e que vale a pena ser vivida.

Resumindo: fazer mudanças é dolorido e difícil, mas pode valer a pena

Pensando nas metas de final de ano que foram feitas, ao invés de focar em quando começar determinado comportamento, esperando que tudo esteja perfeito para finalmente conseguir fazer, o mais importante é fazer o mais rápido possível para ter que lidar com a manutenção da ação.

Começar um regime na quarta-feira não é problemático, o problema é conseguir manter esse regime após o seu início. Novos desafios irão aparecer quando você iniciar algo e não importa muito a época ou dia do ano que você começar.

Começar uma atividade exige manutenção constante e pode haver recaídas em alguns momentos, como iniciar a prática de atividade física e acabar ficando dois meses sem fazer por conta de rotina ou situações específicas. Nada será perfeito para começar e após começar nada será perfeito para a continuidade da tarefa que foi iniciada.